sábado, 28 de março de 2009


Terapia ocupacional
Dicas:
HIDROTERAPIA: A força da água.
Enquanto prática medicinal alternativa, a hidroterapia recorre a um dos mais preciosos recursos naturais: a água. Utilizada das mais diversas formas, os tratamentos de hidroterapia podem ainda variar em termos da temperatura a que a água é aplicada. No que toca ao organismo humano, as propriedades curativas da água actuam principalmente a três níveis: nervoso, circulatório e térmico.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Geoterapia: A cura que vem da terra





Fonte de água e de alimentos, a terra é ainda rica em minerais e metais, cujas propriedades terapêuticas são amplamente utilizadas na Geoterapia – técnica natural que recorre principalmente à argila, ao barro, às pedras e aos cristais para tratar perturbações físicas e emocionais, restabelecendo o equilíbrio nato do corpo e da mente. Uma cura que está literalmente aos nossos pés…

quinta-feira, 26 de março de 2009

Definição do Curso de Fisioterapia



É uma área do conhecimento em saúde, que estuda os distúrbios cinéticos e sinérgicos funcionais, que acometem os órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Suas ações profissionais estão fundamentadas em metodologias e mecanismos diagnósticos e terapêuticos próprios, decorrentes de conhecimentos profissionais universalmente consolidados, sistematizados pelos estudos acadêmicos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da anatomopatologia, da fisiopatologia, da bioquímica; da biofísica, da biomecânica, das cinesiopatologias, das cinesias e dos processos sinérgicos funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano e também das disciplinas comportamentais e sociais.
DE: EZEQUIEL BONFANTI

Ortopedia


No Brasil, as praias são o destino certo de turistas no verão. O País tem uma gigantesca extensão litorânea de cerca de 9.200 quilômetros, quase toda formada por lindas praias, com areias de todos os tipos e águas de diversas cores. Mais de 40% da população brasileira mora em municípios litorâneos. Estas características influenciam na escolha das atividades físicas e de lazer. O que mais se vê à beira mar é gente caminhando ou nadando.


O ato de nadar coloca em movimento os principais músculos do corpo, ajuda a manter a postura correta – porque a coluna vertebral fica isenta da ação da gravidade –, torna as artérias mais flexíveis, facilitando a circulação sanguínea; e atua no sistema nervoso, auxiliando na coordenação.

Caminhar na praia costuma ser relaxante, quase um passeio, o que ajuda a diminuir o estresse.

De: Dr.Fábio Ravaglia

quarta-feira, 25 de março de 2009